segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PERGUNTAS AO TEMPO

(RÔ Campos)


O quê serei eu, pra ele, agora, além das memórias deixadas nas calçadas?
O quê serei eu, pra ele, agora, além do gemido do vento que ao meu ouvido sussurra?
O quê serei eu, pra ele, agora, além do sorriso desbotado no quadro que jamais pintamos?
O quê serei eu, pra ele, agora, além de Lenine, Bob Marley, Janis, Jah?
O quê serei eu, pra ele, agora, além de um horizonte que já vai longe, que não mais se alcança?
O quê serei eu, pra ele, agora, além do nada do muito que já fui um dia?
O quê serei eu, pra ele, agora, além do que vivemos, além do que não fomos?
O quê serei eu, pra ele, agora, além desse asilo que abriga as lembranças do passado?
O quê serei eu, pra ele, agora, além desse esquecimento esquálido?
O quê serei eu, pra ele, agora, além da libertária cujo amor deixou partir, crendo que brevemente iria voltar?
O quê serei eu, pra ele, agora, além daquele último aceno no portão da casa, naquele dezembro febril e permeado pelos sonhos?
O quê serei eu, pra ele, agora? Um vácuo entre o mar em que se deita e o céu que o guarda e protege?
Uma estrela já não mais candente nem visível, coberta pelo manto da nuvem escura?
Um sol que não mais arde, que não mais aquece, que não mais dá vida?
Ou uma lua escondida atrás dos morros, lá onde os ventos uivam?
O quê serei eu, pra ele, agora, além do silêncio que zomba, que corrói?
O quê serei eu, pra ele, agora? – pergunto ao vento. Nenhuma resposta o vento me traz.
E o vento que sempre cala, a despeito dos vendavais. É só o tempo que fala.
E, agora, enquanto a boca do tempo se fecha, à espreita do instante fatal, falo eu.
Derramo todos os meus “ais” nesse poema que componho, com todas as minhas forças. Aqui, ponho tudo o que vivi, o que sonhei, o que fiz e o que não fiz, também.
Aqui, conto sobre um amor que se foi enquanto era dia. Mas a noite não tardou.
Aqui, vaticino o que o tempo ainda não falou, escancaradamente, impiedosamente, despudoradamente:
O quê serei eu, pra ele, agora, se algum dia fui alguém?

Nenhum comentário: