sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

MEUS ILUSTRE CONVIDADOS: UM ENGRAXATE E UM VENDEDOR DE OVOS DE CODORNA

sustento da família. Um sorriso encantador e de uma delicadeza de me fazer babar. Quase na hora de partir, o segundo (vamos chamá-lo assim), acabou me ensinando uma receita pra deixar o ovo de codorna pra lá de delicioso: pilar bem piladinho a pimenta do reino e misturar ao sal, numa panela levada ao fogo, juntando os ovos de codorna em seguida. Prova de que podemos aprender sempre coisas diferentes, com pessoas que nunca imaginaríamos: sempre alguém tem algo pra nos dar, e vice-versa. Depois, o segundo me disse que quando ele ganha gorjeta, ele compra de si mesmo uma porção de ovos de codorna pra comer (é, porque se não for assim, não dá pra comer os ovinhos, senão o dinheiro arrecadado não é suficiente para o que precisa). Ao final, perguntei do garçon o que havia de sobremesa, ao que me respondeu: picolé. Ofereci aos meus ilustres convidados, ao que declinaram, alegando que não aguentavam mais comer nada. Então, ofereci R$ 2,00 ao segundo, para ele comprar de si mesmo uma porção de ovos de codorna, e R$ 2,00 ao engraxate (que cobra R$ 3,00 por cada engraxada), para que ele fizesse com os R$ 2,00 o que quisesse. Dois casais em mesas distintas, próximas à nossa, olhavam-nos sorrateiramente. Talvez me elogiassem. Talvez me chamassem louca. Não me interessa o que eles pensaram. Tomara que tenham sentido vontade de fazer o mesmo que fiz...e que um dia façam. Eu sei que tive horas bem agradáveis, tão agradáveis que esqueci de tirar uma foto com aquelas duas lindas criaturinhas. Eu sempre tive cá com os meus botões que parece que algumas pessoas vêm a este mundo já com tudo desenhado, não importando que sejam ricas ou pobres: elas serão assim, e pronto. É como se um carimbo fosse estampado em suas almas.

Nenhum comentário: