domingo, 4 de março de 2012

MEU OFÍCIO

(RÔ Campos)

Já voltei tantas vezes
E quantas vezes mais houver
Voltarei por alguns caminhos
Mesmo sem saber pra onde
Mesmo sem saber se é perto ou longe
Meu ofício é viver.

O meu destino é andar, feito peregrino
Viver onde haja sombras
Também onde o sol retira o véu
E seja luz no fim do túnel
Do último turno, da jornada da carne
Feita do barro cozido
No calor do fogo, da chama
Do sopro que é a vida.

Andei muitas léguas
Em passos pequenos e largos
Nos pensamentos que voam
Cresci, ouvindo os passos do tempo
Que na mocidade nunca passa
Tudo parece tão longe.

Enfim, estou aqui, no futuro do passado
Vencendo uma a uma as batalhas
Embora algumas perdidas nesse jogo
Que é o quebra-cabeça da vida
Mas eu nem sonhava chegar desse jeito
E, quando olho pra trás, é só o que digo
Escrevam em minha lápide:
"Viver foi o meu ofício".

Nenhum comentário: