sábado, 31 de dezembro de 2011

QUINZE PESSOAS VIVAS PARA AS QUAIS EU TIRO O CHAPÉU PELA FORÇA, CORAGEM, OUSADIA, PERSEVERANÇA, PERSISTÊNCIA, CRENÇA NA VIDA, ESPERANÇA QUE NUNCA MORR

OBS: ESTA LISTA NÃO SE ENCERRA POR AQUI. VEM O SEGUNDO TEMPO.

1) VANESSA CAMPOS, minha sobrinha, cuja fortaleza me causa inveja, aquela das boas. Ela é como Fênix!
2) ROSALBA CAMPOS, minha irmã, nossa segunda mãe, a madre superiora, por haver alcançado um estágio elevado de espiritualização, pela sua doçura, por sua humildade às vezes desconcertante;
3) MARINA CAMPOS, minha mãezinha querida do meu coração. Queria muito ser forte como ela, ter a coragem que ela sempre teve. Minha mãe nunca teve medo de nada. Ainda agora, com 79 anos, ela teima em digladiar-se com o maldito alemão, esse de nome tão feio, Alzheimer! Ela não se entrega! Saravá!
4) LUZINETE, nossa preta querida, a BABÁ de meu ex-amado Eugênio Teixeira, Ricardo Teixeira, Suzany Teixeira e Geraldo Teixeira, tudo pernambucano cabra da peste, de Garanhus, assim como BABÁ. Por sua sabedoria, sem nenhum estudo ter. Por doar-se tanto e esquecer de si mesma. Por sua inesgotável fonte de amor;
5) JOÃO FREIRE, dentista, meu querido amigo há 21 anos, praticante do Espiritismo há décadas, um solidário de carteirinha;
6) GESSY, nossa ex-secretária para assuntos domésticos aqui em nosso lar-doce-lar. Por sua fé inabalável. Cinco filhos. Dois foram, na mesma época, parar na cadeia. Um deles mal havia completado 18 anos. Um, já está livre; o outro, apodrecendo na penitenciária. E ela não desiste de seus filhos. NUNCA!;
7) CÉLIA, nossa ex-vizinha no Japiim. Pela sua perseverança na luta contra o câncer há mais de 5 anos, luta esta encetada principalmente pelo desejo de criar seu filhinho, vê-lo crescer dando-lhe o amor que toda criança precisa para viver. Há brilho nos seus olhos, mesmo em meio a tantas adversidades;
8) EDMILSON, um cliente meu há cerca de 20 anos. Lutamos durante anos tentando conseguir sua aposentadoria por invalidez, em virtude de haver sofrido um acidente de trabalho em 1990, quando dirigia o veículo da empresa na qual trabalhava como motorista. Durante esse tempo, ele recebia, a título de auxílio-doença, algo como um terço do salário mínimo. Ingressamos também com ação na Justiça do Trabalho, pleiteando indenização por danos morais e materiais. Que périplo!
Não conseguimos ganhar a aposentadoria, mas, vitoriosos na Justiça do Trabalho, ano passado, finalmente, celebramos um acordo que lançou luz sobre a vida do sr. Edmilson;
9)GERSON SANTOS, nosso querido amigo vitimado por um AVC em fevereiro de 2009, que lhe deixou sequelas, mas, felizmente, não lhe roubou a lucidez. Um apaixonado pela vida e pela música, que continua seguindo a sua trajetória;
10)ÍRIA, a Loura do ET BAR, porque não é pra qualquer um administrar um boteco, pior ainda quando se é mulher, neste país tão preconceituoso, tão machista. Ainda mais que ela faz isso por puro prazer...e não por necessidade alguma. O ET BAR é a vida da Íria. E ai daquele que ousar sacaneá-la. Ela se veste de leoa;
11) NINA, minha irmãzinha querida. Quem a conhece sabe por que estou dizendo isso. Uma enciclopédia musical. Adora música e dançar. Um pequeno grande ser. A Tia Pequenina de nossos sobrinhos;
12) RODRIGO, meu sobrinho. Por estar buscando montar as peças desse quebra-cabeça que é a vida. Por haver crido em meio a tanta escuridão. Por não haver desistido.
13) ÉRIC, meu filho. Por haver seguido os meus passos. Por ter chutado o pau da barraca. Por ter aberto a porta de seu coração e deixado o amor entrar, sem medo de se arriscar. Por ter nos dado Diogo, essa criança linda que veio iluminar nossas vidas;
14) AS MULHERES E HOMENS HAITIANOS REFUGIADOS EM MANAUS, tão longe dos seus, tão longe, e tão perto de Deus, mesmo tão abalados, tão sofridos, tão humilhados por esse mundo injusto...E ainda assim seguem, com um sorriso no rosto, em busca de uma nova pátria;
15) A TODAS AS MÃES ANÔNIMAS QUE TIVERAM SEUS FILHOS BRUTALMENTE ARRANCADOS DE SEU COLO, por não desistirem da vida, apesar de tanta dor. Só o amor de mãe salva!

Nenhum comentário: