domingo, 25 de dezembro de 2011

LIBERTARIANISMO

(TEXTO EXTRAÍDO DO PORTAL LIBERTARIANISMO. DEFINITIVAMENTE, EU SOU UMA LIBERTÁRIA! ACREDITO PIAMENTE NA LIBERDADE, E PENSO QUE ESSE É O ÚNICO CAMINHO CAPAZ DE NOS GUIAR NA DIREÇÃO DE UM MUNDO MELHOR, MAIS JUSTO E PACÍFICO, PORQUE BASEADO NA LIBERDADE DE ESCOLHA, COMBINADO COM RESPONSABILIDADE E TOLERÂNCIA. SOMOS REALMENTE RESPONSÁVEIS PELOS NOSSOS DESTINOS, E, CONSEQUENTEMENTE, RESPONSÁVEIS PELO DESTINO DE TODA A HUMANIDADE. DEPENDE DE NÓS SERMOS BONS OU MAUS. DEPENDE DE NÓS AMARMOS OU SERMOS INDIFERENTES. DEPENDE DE NÓS ESTENDERMOS AS MÃOS OU A MANTERMOS ESTICADA EM DIREÇÃO AO CHÃO, PORQUE, AFINAL, SÃO AS NOSSAS MÃOS, E NÓS, APENAS NÓS, PODEMOS MOVIMENTÁ-LAS. NOSSAS MÃOS ESTÃO CONECTADAS AO NOSSO CÉREBRO. NÃO SOMOS ROBÔS. SOMOS HOMENS).PARA REFLETIR NESTE NATAL (RÔ CAMPOS)

"Libertarianismo é, como o nome implica, a crença na liberdade. Libertários acreditam no melhor dos mundos - livre, pacífico e abundante, onde cada indivíduo tem a máxima oportunidade de perseguir seus sonhos e realizar todo o seu potencial.

A ideia central é simples, mas profunda em suas implicações. Libertários acreditam que cada pessoa é dona de sua própria vida e propriedade, e que tem o direito de fazer sua próprias escolhas de como viver sua vida - conquanto que ela respeite o mesmo direito de outros a fazer o mesmo.

Outra forma de dizer isso é que libertários acreditam que você deve ser livre para fazer suas escolhas com sua própria vida e propriedade, desde que você não prejudique outras pessoas e suas propriedades.

Libertarianismo é então a combinação de liberdade (a liberdade de viver sua vida em qualquer forma pacífica que você escolha), responsabilidade (a proibição de usar a força contra outros, exceto em defesa), e tolerância (honrando e respeitando a escolha pacífica de outros)."

Nenhum comentário: