domingo, 25 de dezembro de 2011

CORAÇÃO VAGABUNDO

(RÔ Campos)

Tenho um coração vagabundo
Que vive procurando emprego
Quando aparece um contrato
É só desespero
Não vale a pena
É sempre um empregador ordinário
(Que paga pequeno salário
Por meu coração, que é tão grande)
E não me dá descanso, um instante.

Além do excesso de labor, da sobrejornada
Horas extras 100%, sobreaviso, trabalho noturno
Da ausência de intervalo para repouso
Do descanso hebdomadário
Mata meu coração de fome, de sede
É um empregador salafrário.

Por causa de tanta exploração
Meu coração vagabundo
Que já girou o mundo
Muitas vezes fugindo do vício,
Do ócio
Buscando uma ocupação
Um ofício,
Hoje em dia é um preguiçoso
Não quer mais saber de trabalho
Horário, regras, desvalorização
Meu coração vagabundo
Tornou-se único
É da vida. É do mundo
Não é de ninguém.

(Acabei de compor. É a minha irreverência e o meu lado advogada (trabalhista) falando alto. Pra quem não sabe, hebdomadário significa semanal, semanário, logo, descanso hebdomadário é justo esse que todo trabalhador tem direito ao final de uma jornada semanal; trabalho noturno é aquele trabalhado entre as 22:00h e 05:00h da manhã seguinte, que, por lei, deve ser acrescido de um percentual de, no mínimo, 20% sobre a hora normal, o chamado adicional do trabalho noturno; horas extras a 100% aquelas trabalhadas nos domingos e feriados ou conforme convenção ou acordo coletivo de trabalho; labor é sinônimo de trabalho; sobrejornada são as horas trabalhadas além da jornada (horário) normal de trabalho; empregador salafrário é um patife que vive de explorar o trabalhador. Tá cheio disso. Desculpem se esqueci alguma coisa. São as férias, em razão do recesso forense que, para nós, encerra-se no dia 08 de janeiro.

Nenhum comentário: