domingo, 26 de setembro de 2010

LIBERDADE AINDA QUE TARDIA!

ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO

Estamos todos muito calados.Escaldados com essa coisa de política, campanha etc. Parece que estamos aprendendo a ficar de observador, conversando cá com os nossos botões. Mas, hoje, a uma semana da votação, sinto-me na obrigação de transcrever abaixo alguns trechos/citações retirados da Revista VEJA, de hoje. Vale a pena refletir sobre este momento que estamos vivendo no país. Não existe, no mundo, democracia sem uma imprensa livre. Deus nos livre de uma Cuba, Coreia, Venezuela ou coisa que o valha. Olha a Argentina aí, minha gente, tirando uma casquinha...

1. 'ESTAMOS À BEIRA DO PERIGO DE UM GOVERNO AUTORITÁRIO, QUE VAI PASSAR POR CIMA, COMO JÁ ESTÁ PASSANDO, DA CONSTITUIÇÃO E DAS LEIS"

( frase dele, Hélio Bicudo, jurista, nada mais, nada menos do que um dos fundadores do PT. Ele mesmo leu o Manifesto no Largo São Francisco, em frente à faculdade de Direito, em São Paulo, contra a escalada autoritária do governo Lula. O grupo incluía, além de representantes históricos da esquerda,como o próprio Hélio, nomes como o arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, e os ex-ministros da Justiça Paulo Brossard, Miguel Reale Junior, José Carlos Dias e José Gregori. Todos preocupadíssimos, porque depois que o leite entornar, já era))

2. 'CONVÉM LEMBRAR QUE LULA JAMAIS CRITICOU O TRABALHO JORNALÍSTICO QUANDO AS INFORMAÇÕES TINHAM IMPLICAÇÕES NEGATIVAS PARA SEUS OPOSITORES"

(Nota da Associação Nacional de Jornais sobre os ataques do presidente à imprensa)

3. "É LAMENTÁVEL QUE O MAIOR LÍDER DA NAÇÃO TENHA ESSE TIPO DE POSTURA EM RELAÇÃO À IMPRENSA. A IMPRENSA DEVE SER LIVRE PARA FAZER SEU PAPEL DE DENUNCIAR"

(Ophir Cavalcante, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil?

4. "O PT, QUANDO FOI CRIADO, SE OPUNHA AO CORPORATIVISMO HERDADO DO FASCISMO E DE GETÚLIO VARGAS. NO PODER, VEMOS QUE ELE AMPLICOU ESSE CORPORATIVISMO".

(Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República, em entrevista a O Estado de S. Paulo)

5. "HOJE, NO BRASIL, OS INCONFORMADOS COM A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA SE ORGANIZAM PARA SOLAPAR O REGIME DEMOCRÁTICO"

(Do Manifesto em Defesa da Democracia, assinado por juristas, intelectuais e artistas).

Nenhum comentário: