sexta-feira, 20 de agosto de 2010

FRAGMENTOS DE ^A ILHA DO DIA ANTERIOR^ DE UMBERTO ECO

1. Não podemos estar ao lado de alguem sõ atê quando as coisas vão indo bem e depois abandonã-lo quando estã comm a corda no pescoço.
2. Ah! a guerra ê uma besta feroz. Contudo, lembre-se sempre disso, meu filho: devemos ser bons, mas se alguêm se aproxima para nos matar, ê ele quem estã errado. Ou não?
3. ...começava a aprender lentamente que o mundo se articulava por estranhas arquiteturas.
4. A primeira qualidade de um homem de valor ê o desprezo pela religião, que nos quer temerosos da coisa mais natural do mundo, que ê a morte, fazer-nos odiar a ûnica coisa bela que o destino nos concedeu, que ê a vida, e aspirantes a um cêu, de cuja eterna beatitude vivem apenas os planetas, que não gozam de prëmios ou castigos, mas de seu eterno movimento, nos braços do vazio.
5. Forte ê o rei que tudo destroi, mais forte a mulher que tudo obtem, e ainda mais forte o vinho que afoga a razão.
6. Mais forte ainda ê a verdade, e eu que o diga.
7. Deveis ser muito e as vezes parecer pouco.
8. E, principalmente, se tiverdes paixões, não as mostreis, por mais nobres que vos pareçam. Não se deve permitir a todos o acesso ao prõprio coração. Um silëncio prudente e cauto ê o relicãrio da sabedoria.
9. Ê virtude acima da virtude dissimular a virtude.
10. Dissimular ê estender um vêu composto de trevas honestas, do qual não se forma o falso, mas se concede algum repouso ao verdadeiro.

Nenhum comentário: