domingo, 4 de abril de 2010

SÍNDROME DO PÂNICO

Na postagem anterior mencionei sobre a síndrome do pânico. Desencadeei os síntomas dessa síndrome em meados de 1997. Ela veio imediatamente após eu haver desconfiado (pasmem!- lendo uma matéria sobre essa doença na página sobre saúde, da Revista Caras) e, posteriormente, confirmado em consulta médica, que estava sofrendo de hipertireoidismo, uma enfermidade que acomete a glândula tireóide, responsável por todo o metabolismo do nosso corpo. Emagreci 15 quilos, sofri de uma insônia avassaladora, tive queda de cabelos, tremor nas mãos, sofri de uma ansiedade que me consumia dia a dia, falta de apetite, alta da pressão arterial. Foi um caos. A síndrome do pânico se desenvolveu em razão do hipertireoidismo, em face da enorme quantidade de hormônios T3 e T4, produzidos pela glândula tireóide, que eram jogados na minha corrente sanguínea. Os sintomas vêm do nada: as mãos esfriam e ficam úmidas, o coração dispara, engasgo, você tem a nítida impressão de que vai enfartar ou sofrer de um acidente vascular cerebral. Vezes incontáveis retirei-me de sala de audiência correndo, para vir para casa. Ou então, abandonei carrinhos em corredores de supermercado,ou nas filas dos caixas, em lojas no Shopping. Não dá pra contar tudo aqui, mas se alguém estiver interessado em trocar experiências, garanto que tenho muita coisa para contar, que poderá contribuir para a libertação desse poço onde habita esse monstro insondável. Mas uma coisa posso afirmar: a leitura de um livro que involuntariamente descobri nas prateleiras da livraria Concorde, ajudou-me sobremaneira a dar uma outra direção à minha vida e a enfrentar o pânico, que, dizem, não tem cura, mas você aprende a lidar com essa situação. O livro chama-se "Transcendendo o Relaxamento". O autor é um psiquiatra americano que passou alguns anos no Tibete (ou no Nepal, não recordo bem), pesquisando sobre a meditação. Feliz, ou infelizmente, emprestei o livro a um amigo, à época médico recém formado, que nunca mais me devolveu. Mas só com o título pode-se ir à livraria e pesquisar. E comprar, porque é uma leitura absolutamente interessante para as nossas vidas, sob vários aspectos: a meditação, a ciência, a maneira de lidar com as pessoas, o dia a dia etc. Vale a pena.

Nenhum comentário: