domingo, 31 de março de 2013

QUEREMOS A VERDADE

(RÔ Campos)

A História não pode ser passada a limpo com apenas um lado contando a sua versão dos fatos. Não é democrático, nem ético, nem legal, muito menos didático. Nós, o povo, temos o direito de saber. Cabe a nós analisarmos e tirarmos as nossas conclusões. Isso não nos pode ser negado, porque um direito de cada cidadão. É com um olhar sobre o passado que podemos entender o presente e construirmos o futuro. Sou libertária, e, portanto, absolutamente contrária a qualquer forma de opressão e tortura e repugno qualquer regime de governo totalitário. Mas nós temos o direito de conhecer - repito - as razões e os fatos que permearam o golpe de l964, porque a história nunca nos foi contada em suas minúcias. Nem mesmo durante os 21 anos de ditadura militar, não me recordo de haver chegado às minhas mãos, na escola, qualquer livro tratando sobre o assunto, nem mesmo contando unicamente a versão dos militares golpistas. Há uma nuvem cinzenta sobre todo esse episódio, que ambos os lados não nos permitiram e ainda não nos permitem desvendar. De uma coisa apenas eu tenho certeza: ditadura, nunca mais, seja militar ou comunista ou qualquer outra coisa que o valha. Teocracia, também, nunca, jamais, em dia algum. Muito menos essa democracia torta que hoje temos aí, onde muitos políticos combatidos pela ditadura militar voltaram a ocupar cargos públicos e deu no que deu. Como me confidenciou um amigo: depois ficam acusando a classe média de haver apoiado a ditadura militar...

Nenhum comentário: