sexta-feira, 11 de novembro de 2011

RECORDAR É VIVER

Hoje, se ele ainda estivesse aqui, entre nós, JORGE AON completaria (se o alemão não está a me confundir) 80 anos. Uma das pessoas mais inteligentes que conheci nesta vida. Uma das pessoas mais importantes, juntamente com meus pais e minha irmã Rosalba, na minha formação, tanto acadêmica como humana. Desde que ele se foi, minha vida nunca mais foi a mesma. Havia entre nós um selo, um elo, um sentimento tão profundo, tão profundamente marcante, que viverá por todo o sempre. Eu perdi aquele que considerava o meu segundo pai, meu amigo, o que me ensinou tantas coisas, inclusive o caminho para a escrita, meu primeiro chefe (quando comecei a trabalhar na BRASILJUTA, aos 14 anos,, em 1973), meu parceiro de dominó, meu confidente, meu ombro e eu o ombro dele. Não havia uma pergunta que eu lhe fizesse que não tivesse uma resposta...Quando ele partiu, repentinamente, em 12 de maio de 2005, e sepultou-se no dia 13 (data da assinatura da Lei Áurea, marco do início da libertação dos negros arrancados de sua África, de seu calvário), ele libertava-se das agruras deste mundo, e deixava um vazio em nossas vidas, dantes tão cheias de seus ensinamentos, de seu carinho, de sua atenção, de seu amor...e de sua teimosia. Mas não uma teimosia insensata. Escorpião, assim como eu, ele não se dava por vencido em seus propósitos. Ele pode até ter adiado algumas coisas, como nossa viagem ao Líbano, para conhecer a terra de seus ancestrais. Como nossa viagem as Minas Gerais, seu berço, para rever os seus, sua filha Cidinha (temos a mesma idade e nos tornamos amigas-irmãs) e conhecer seus netos. Mas ele nunca desistiu de nada a que se propunha fazer. Ele era um teimoso sonhador e me contagiou. Se ele ainda estivesse aqui, entre nós, hoje, com certeza, amanheceríamos o dia jogando dominó, tomaríamos um vinho gostoso, acompanhado de queijos, palmito, tomate seco, aspargo, tomate cereja com orégano, regado ao azeite de oliva. Mas ele não está mais aqui...e só me resta recordar. Recordar é viver!
Eu só sei dizer, Jorge Aon, que eu te amo desde sempre!!!!!

Nenhum comentário: