terça-feira, 1 de novembro de 2011

A MENTIRA TEM PERNAS CURTAS, JÁ DIZIA MINHA VÓ

Eu acredito que não deverei mais tocar neste assunto, mas, vamos lá. Acordei e tenho o hábito de, antes de levantar-me, ficar na minha caminha conversando com os meus travesseiros. Pus-me a divagar sobre a guerra entre o bem e o mal que tomou conta do país, tendo como figura central o ex-presidente Lula. Os seus defensores, de sua política, de seu governo, do petismo, de sua dor, ou seja, aqueles que se julgam o Bem, tiriricas com o outro lado, a vertende que eles consideram o Mal, que começou com uma inofensiva piada (ao qual juntaram-se alguns outros e aumentaram o tom da brincadeira, cada qual à sua maneira), iniciou uma campanha de defesa bizarra, postando no Face cartazes com frases de apoio ao ex-presidente, que juram haver mudado este país, quando, a meu ver, mudou ele, o quê pudemos constatar quando trocou a cobertura de zinco de seu telhado por vidro. Mas o assunto é muito extenso e não vou me alongar, nesta postagem, até porque nem entendo muito bem dessas coisas. No entanto, parece-me que não tem sido o ex-presidente, o desrespeitado, como sustentam os seus fieis combatentes. Se for verdade mesmo (o que desconheço), que o Lula declarou, quando presidente, que o SUS era o sonho de consumo de todo brasileiro, conclamando a todos para que o usassem, assinando embaixo, como a fornecer um verdadeiro certificado de garantia. Se for verdade que ele afirmou que o SUS era a menina dos olhos do seu governo. Que não havia coisa similar em todo o mundo, inclusive no primeiro (já que somos segundos e terceiros). Que o SUS é o tal no tratamento do câncer. Então, me desculpem seus aliados (e quero logo esclarecer que não pertenço a nenhum partido, que não aprecio essa coisa de partido, pois gosto de tudo que é inteiro, que não defendo nenhum governo, que tudo o que desejo nesta vida é que todos nós tenhamos dignidade e possamos ser felizes), mas foi o próprio Lula quem abriu as portas para esses desatinos. Foi o próprio Lula que, no posto de presidente do país, mentiu - e mentiu escancaradamente, tripudiando o povo, para quem ele afirmava governar. Imaginem vocês quando um deles ouviu as declarações de Lula na TV (se é que foi assim), de que o SUS era maravilhoso, o quê não deve ter desejado para ele. Só quem vive os (des)caminhos desse sistema vergonhoso sabe o que é sofrer. E o Lula brincou com a dor do povo, a que mais fere, a que mais deprime, a que mais desespera. Que fizesse ao menos o mínimo. Que ficasse calado, ao invés de, nessa seara, meter-se a fazer declarações irresponsáveis, como se estivesse falando de jogo (de futebol), pois que trata-se de um jogo, sim, mas do jogo da vida, esse que os times mais fracos sempre perdem.

Nenhum comentário: