sábado, 30 de outubro de 2010

PELA SAÚDE DA DEMOCRACIA E DO BRASIL

1. Vamos lembrar de um detalhezinho importante para amanhã, dia 31, segundo turno das eleições para escolha do Presidente da República? Nada mais salutar, mais fortalecedor da democracia, do que a alternância no poder, como bem frisou o candidato tucano José Serra, ontem à noite, no debate que houve na Rede Globo. Com a alternância você evita que grupos se eternizem no poder, prática que facilita muito mais o uso de mecanismos que levam à corrupção, mal esse responsável pela pobreza que grassa, já que o dinheiro que seria utilizado em prol da sociedade escorre pelo ralo hodiendo da corrupção. Além do mais, a História nos conta - e muito bem - qual o destino das nações em que dirigentes se perpetuaram no poder. É tirania, na certa. A gente perde nossas liberdades, conquistadas a duras penas ao longo de décadas. Além do mais, votando na chapa da situação, nós estamos dando o cartão verde para o grupo que está no poder, na verdade, uma Nota 10. E eu não sinto que seja isso que esteja realmente acontecendo no Brasil. Nós continuamos insatisfeitos com muita coisa, como a saúde, a educação, a segurança pública, as políticas públicas para a habitação, o transporte coletivo etc. O país avançou, é verdade, mas tem que avançar muito mais. Na saúde, então, nem se fala. Tem muita gente que não faz ideia do que seja a situação da saúde, hoje, no Brasil. Eu tenho vivido horrores junto a meus familiares e amigos que têm precisado usar o SUS. E o problema das drogas entre os nossos jovens? Eu também tenho tido experiências aterrorizantes com pessoas amigas, de cortar o coração. Tem ainda a questão do meio ambiente, que muita gente ainda não acordou para a seriedade da matéria. Podemos ao menos amenizar o resultado de tantas tragédias ambientais, cujos estragos maiores sempre ocorrem nos países pobres. Tome-se o exemplo do Haiti. Vamos colocar o estudo do meio ambiente na grade escolar.
Portanto, pela saúde da democracia e pela saúde do Brasil, no meu entender, nada melhor do que um ex-ministro da saúde. José Serra, 45.

Nenhum comentário: