sábado, 15 de maio de 2010

MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS: UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO

Eu já conhecia a história de superação do pianista e hoje maestro João Carlos Martins. Mas não a sabia nos mínimos detalhes. Hoje, na reprise do último capítulo da novela global Viver a Vida, fiquei absolutamente emocionada com o relato sobre todos os enfrentamentos vividos por esse grande artista que honra o nosso país, aqui e alhures. Um exemplo clássico de que nunca devemos desistir nem nos entregarmos, seja em que circunstância for. Verdadeiramente, tudo é possível na natureza. É do ex-presidente americano Richard Nixon a frase: "Um homem não está acabado quando enfrenta a derrota. Ele está acabado quando desiste". Nunca mais vou esquecer a parte final do filme "O Náufrago", quando o personagem do ator Tom Hanks diz mais ou menos assim: "E eu sei o que eu tenho que fazer agora. Eu tenho que continuar respirando, porque quem sabe o que a maré me trará amanhã?"
A linda história do pianista João Carlos Martins, que, impedido, por várias razões, de tocar piano, resolveu tornar-se maestro para continuar seu trabalho com a Música, é uma demonstração de que ela remove montanhas, derruba obstáculos, aniquila o desânimo, transcende.
Ao término da novela, lembrei-me do poema abaixo, que escrevi no ano passado, quando passava por um momento absolutamente delicado em minha vida. Era madrugada e não conseguia dormir. Estava em estado de desânimo, prostração total. Estabeleceu-se um verdadeiro duelo de pensamentos. Felizmente venceu aquele cujas vozes me diziam para não desistir nunca, enquanto houver Sol, esse verdadeiro Ser que nos dá vida a todos na terra.

"ENQUANTO HOUVER SOL"

Não desista agora,
Ainda é possível.
O relógio nunca para de marcar a hora.
O amanhã virá, mesmo que o Sol não saia.
Fugir não faz sentido.
Eu sei, você sempre pode.
Há vida do lado de fora,
Além da morte de nossas ilusões.

Vem, me dá tua mão,
Vamos seguir em frente,
Buscar o que deixamos pra trás,
Redescobrir nossos sonhos..

Eu sei, acreditar é difícil,
Mas basta abrir o coração.
Não desista agora,
Ainda é possível.

A noite é escura e assombr,a
Bem sei
Mas nós confiamos no Bem,
Não tememos fantasmas.
Tantas foram as estradas que já passamos,
E amanhã, quando o dia acordar,
Teremos vencido o medo.
Não desista agora,
Ainda é possível.

Olhe, o inverno já se foi.
É chegada a primavera.
As flores estão se abrindo,
Os pássaros cantando.
O mundo é dualidade:
Às vezes somos alegres, às vezes tristes,
Mas, creia, viver é sempre uma possibilidade.
Por isso, espere até amanhã,
E depois de amanhã, e depois, e depois,
Mas não desista agora.
Ainda é possível.

Veja como o Sol nasce e morre todos os dias,
E quando ele renasce, já não é mais o mesmo Sol.
Cada dia é uma renovação.
Assim também somos nós,
Partes deste mundo tão sensível.
Por isso, eu te digo:
Não desista Nunca.
Sempre é possível,
Enquanto houver Sol."

Nenhum comentário: