segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

É ISSO MESMO! A VIDA É ASSIM MESMO!


(RÔ Campos)

Sozinha nesta noite de Natal, mas eu não estou solitária. Tantos os pensamentos, as lembranças doces que passeiam em minha mente! Reflexões, muitas! Dona Matilde Brilhante, após dias hospitalizada, resolveu partir neste 24 de dezembro. Fico imaginando seus filhos e netos, nesta noite tão linda em simbologia, na funerária, velando o corpo da matriarca querida.

Penso em tanta gente linda que veio e já se foi (a maioria, cedo demais).

De repente, lembro-me das palavras de um hippie que conheci em São Luis do Maranhão, em agosto passado. Estávamos sentados à mesa, na praia, eu escolhendo os badulaques para comprar. Comecei a indagar-lhe sobre várias coisas (quem gosta de escrever, como eu, adora conversar, descobrir, desbravar mundos). Ele me falando da tristeza de, há cerca de dois meses antes, a polícia municipal (uma espécie de "rapa" das antigas) haver levado, injustamente, sua mochila, todo seu material de trabalho e uma Bíblia, que havia ganho de presente da mãe, já falecida. De material mesmo, era a única coisa que restava, a velha Bíblia, presente da mãe. Quando eu dava ênfase a isso, demonstrando tristeza e minha solidariedade por essa perda tão significativa, querendo ajudá-lo a recuperar suas coisas, mas sem tempo para irmos à Delegacia (era uma sexta-feira e eu voltaria para Manaus na segunda próxima) ele dizia: É isso mesmo. A vida é assim mesmo, numa aceitação indescritível, própria de almas elevadas. Isso tornou-se um verdadeiro mantra para mim.

Quando as coisas acontecem, porque coisas realmente acontecem todo dia, toda hora; quando eu não posso evitá-las; quando elas fogem do meu controle, a única coisa que posso fazer é aceitá-las, resignando-me, porque nós não podemos tudo, inclusive ir contra a natureza das coisas.

Nenhum comentário: