domingo, 30 de outubro de 2011

COMO DIRIA NIETZSCHE: ALÉM DO BEM E DO MAL

Está ficando entedioso viver no Brasil. Parece até vírus vindo dos Estados Unidos, espalhando um puritanismo de causar horror. Na dita maior democracia do mundo o cabra reclama até do cheiro da fumaça do churrasco (coisa que, eles dizem de pés juntos, é típica de brasileiro), e vai pra justiça buscar indenização por qualquer coisa, a mais comezinha. Estão querendo roubar de nós, brasileiros, a graça, a espontaneidade, a alegria, uma característica única no mundo, por sermos um povo de muitas almas. O brasileiro não suportaria viver num mundo austero, porque é na sua alegria naturalíssima que ele consegue espantar a dor. Agora, essa dúzia e meia de idiotas que vez em quando aparecem brincando com a dor e o sentimento alheios, a melhor resposta é o silêncio, forma arrasadora de manifestação de desprezo. Idiotas não se criam sem uma fonte para beber.

Vejam o caso do Rafinha, do CQC. Sem julgar (porque nem disso eu gosto, tanto que nunca quis fazer concurso para a magistratura, pela minha incompetência para tão importante missão), ele foi muito infeliz, pois, com tanta coisa pra fazer piada, foi tirar graça com uma jovem senhora grávida, dizendo que a comeria e também ao bebê (imediatamente após o seu colega de programa mencionar que a Wanessa Camargo estava linda, grávida) cutucando onça com vara curta, quando as feras estão soltas para devorar o primeiro imbecil que se meter a besta de mexer com a família, com a mulher, ainda mais por se encontrar no estado mais sublime, que é o de gestação. Pode-se fazer graça com a mulher prostituta, com a mulher pobre, com a empregada doméstica, com as louras (mesmo as oxigenadas, como eu, vez em quando), com as coroas (como eu, também), com as mulheres maduras que namoram homens mais novos (exceto com celebridades, como Suzana Vieira, por exemplo), com as gordas, as anorexas, as drogadas (que, conforme a Organização Mundial de Saúde, trata-se de uma doença, com o CID respectivo) mas, no caso mencionado, não. Bem feito. "Macaco velho não mete a mão em cumbuca" é um dito popular que ouço desde o "tempo do ronca" (alô, jovens que me lerem, vocês sabem o que isso significa?).

Outro dia, vi várias postagens no Facebook, com uma lista sobre o destino de Bin Laden, Sadam Hussein e Khadafi. No final dessa lista, dizia que estavam na vez o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, e Justin Bieber, um jovenzinho do bem. Não houve qualquer manifestação sobre isso (pelo menos que eu saiba ou visse), quando, maniqueístas como se mostram, poderiam ter se posicionado contra, alegando incitação à violência, apologia ao crime, etecetara e tal. Qual nada! Reputei indecente e de absoluto mau gosto a piada, ainda mais pela maneira como Sadam foi morto (enforcado, para o mundo todo ver) e Khadafi (dizem, abusado sexualmente depois de brutalmente assassinado), coisas típicas da idade das trevas. E não estou citando esse fato para ir em defesa desses crápulas da humanidade, não. É simplesmente porque acho que pessoas que assim agem possuem o mesmo defeito de fabricação dessas escórias. E por aí vai.

Nenhum comentário: