domingo, 27 de fevereiro de 2011

VIDAS EXTRAVIADAS

Um dia desses estava comentando com meu filho que escreveria um livro com esse título, abordando certos causos, que detalhei para ele.
Ontem à noite, conversávamos em casa, eu, meus dois filhos e a namorada do mais novo sobre certos acontecimentos recentes que estão mexendo com a estrutura psicológica de familiares nossos. Disse-lhes, no decorrer da conversa, que já vi tanta coisa neste mundo de meu Deus, que nada mais me impressiona, que seja proveniente do ser humano.Mas errei.
Durante a madrugada, lia o jornal A Crítica, de hoje, domingo, e não pude conter as lágrimas que caíam quando da leitura da matéria sobre o antes jovem e sorridente Heberson Oliveira, na primeira página do Caderno Cidades.
Pela contagem de datas que fiz quando lia a matéria, em 2003, quando contava com 22/23 anos, Heberson foi preso, acusado de haver estuprado uma criança de 9 anos. Segundo a matéria, mesmo sem nenhuma prova material ou testemunhal que o incriminasse, Heberson foi indiciado, denunciado e transferido para a Unidade Prisional do Puraquequara. Só dois anos e sete meses depois de ter sido preso é que Heberson foi julgado e, finalmente, considerado inocente.
Só que, ao ser libertado, Heberson já havia se tornado prisioneiro dos danos que a injustiça e a maldade humana provocam. Na prisão, ele foi estuprado pelos " xerifes" da cadeia e contraiu o vírus da AIDS. Hoje, Heberson está com 30 anos, vive perambulando pelas ruas, é dependente de droga e não tem nenhuma vontade de viver. É impressionante a mudança que se nota quando observamos as fotos publicadas na matéria, em três momentos: antes da prisão, durante e recentemente. É um espectro, como espectro tornou-se sua alma. Heberson é uma dessas incontáveis criaturinhas brasileiras vítimas do descaso, da negligência, da indiferença, da hipocrisia, do preconceito, do egoísmo, da imprevidência do ser humano. Heberson é mais uma das vítimas do sistema prisional brasileiro. Heberson é mais uma das vítimas da miséria humana Heberson é mais uma das vítimas da banalização da vida. Heberson é mais uma das vítimas dessa humanidade tão injusta, tão desigual.

Nenhum comentário: